Administrador – Experiente em Gestão Empresarial
Executivo de Recursos Humanos
Especialista em Mudanças Organizacionais
(Change Management Methodology)
Coach de Executivos
Mediador
Terapeuta Transpessoal
(Helper na Metodologia Pathwork)
Change Management Consultant & Pathwork® Helper
Diretor de Recursos Humanos América do Sul
Gerente corporativo de RH
Grupo Brasmotor em Manaus (1983 / 1987)
Gerente Geral de RH
Do Processo Gestão do Ambiente para todas unidades Brasil (1987/2005)
Atuação em processos de reestruturação de alto impacto, transferência de fábricas, etc.
Gerente de RH
Graduado em Administração
Pós-graduado em Gestão da Informação
Formado como Helper no Programa Pathwork® de Transformação Pessoal pela Regional São Paulo
Master Practitioner em Programação Neurolinguística pela SBPNL
Ferramentas, Habilidades e Competências de executivo em instituições internacionais tais como:
Formado em Terapia Evolutiva Core Energetics (Bioenergética)
Analista Quântico pela Universidade Quantum
Professional Coach – formação e certificação internacional pela ICI – International Coaching Institute através da SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching
Membro fundador em 2007 do GEC-Grupo de Excelência em Coaching do CRASP-Conselho Regional de Administração de São Paulo.
Mediador formado pelo Instituto Mediativa -São Paulo
Problema: De integração e despreparo para fazer frente à concorrência num mundo globalizado pela iminente abertura de mercado na década de 90.
Tratamento: Forte mudança na cultura, na gestão e nos processos. Promoção do envolvimento dos funcionários; fusões, venda de negócios periféricos e concentração no core business.
Desfecho: Empresa é líder mundial reconhecida pela inovação, excelência em qualidade pela lucratividade e figura por anos consecutivos no ranking das maiores e melhores empresas.
Problema: Modelo adotado era improdutivo. Sem sinergia, triplicava os recursos técnicos e humanos, com altos custos, prazos longos de desenvolvimento e, perda de competitividade.
Tratamento: Reformulação da estrutura e processos e criação de uma plataforma global com realinhamento cultural e ações para retenção de talentos e preservação do know-how.
Desfecho: Eliminadas as fontes de desperdício no processo, na movimentação, no transporte, na espera e redução drástica do tempo de ciclo da produção. Produto final se tornou mais competitivo pelas melhorias na qualidade, na entrega e custos. Moral dos trabalhadores mais elevada e maior lealdade dos clientes.
Problema: Alto custo de conversão, ociosidade fabril pela queda do mercado e complexidade de gestão pela presença sindical, causavam prejuízos e perdas crescentes de competitividade.
Tratamento: Fechamento anunciado com fortes repercussões na mídia, na população e autoridades. Várias greves seguidas de negociações, acordos, desligamentos e suporte aos ex-funcionários e familiares.
Desfecho: Transferência feita na metade do tempo previsto e dentro do orçamento. Tratamento dado aos aspectos humanos da mudança é considerado modelo na região. Preservadas as imagens das marcas.
Problema: Custos altos e crescentes dos benefícios com insatisfação dos usuários pela baixa qualidade das operadoras, práticas de paternalismo e exceções, burocracia e descontrole.
Tratamento: Elaborado plano ampliando os benefícios e dando autonomia e flexibilidade ao usuário para escolher, objetivando a redução dos custos e aumento do grau de satisfação.
Desfecho: Mudança abortada antes da implantação por falta de patrocínio da liderança.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |